As semanas de protestos contra o governo pararam o país, os líderes da igreja do Líbano se uniram para participar da ligação por direitos básicos. Em meio à crise, o SAT-7 ARABIC é uma plataforma poderosa para os cristãos libaneses – e eles estão se encorajando a orar, a ser modelos pacíficos e a defender suas crenças.

“Entendemos seu movimento e ouvimos seu clamor”, asseguraram os manifestantes das igrejas católica, ortodoxa e evangélica do Líbano aos manifestantes em uma declaração no dia 23 de outubro. “Apoiamos suas demandas e não aceitaremos que seus sonhos sejam perdidos.” Em sua declaração, os líderes da igreja pressionaram o governo a responder às demandas dos manifestantes por plenos direitos cívicos.

Plataforma para vozes cristãs

Nas ruas, o SAT-7 ARABIC cobriu os protestos em uma série de programas ao vivo chamados Cry of a Nation (Clamor de uma Nação), que incluíam relatórios e discussão da situação, além de possibilidades para o futuro.

Após esta série, o canal transmitiu um sermão especial, ao vivo da Igreja da Ressurreição em Beirute, no dia 27 de outubro. Ocorrendo no domingo da Reforma, a mensagem era da responsabilidade dos cristãos em relação a seu país neste momento de mudança.

Em seu sermão, o pastor Hikmat Kashouh disse aos cristãos que sua primeira responsabilidade é orar. “Oramos para mostrar que confiamos no Senhor”, disse ele. “Oramos por proteção sobre o povo de Deus, os manifestantes, os pobres e necessitados. Oramos para que a vontade de Deus seja feita em nosso país. ”

Ele continuou acrescentando que “os cristãos devem ser exemplos na busca pela justiça e na defesa dos impotentes. Eles devem resistir pacificamente quando os que têm autoridade se comportam de maneira antiética, devem rejeitar leis injustas e contestar a corrupção. ”

O SAT-7 ARABIC está garantindo que a voz da igreja local seja ouvida em um momento em que as atividades diárias, incluindo a participação na igreja, foram interrompidas.

Um futuro incerto e uma voz de esperança

Mesmo quando algumas das estradas da capital foram liberadas, o Líbano permanece em caos político. No entanto, os telespectadores do SAT-7 ARABIC continuam esperançosos e continuam a confiar em Deus. Respondendo a uma oração pelo Líbano no programa de adoração Keep on Singing (Continue Cantando), Samar compartilhou suas próprias palavras emocionantes.

“Apenas meia hora antes do episódio de hoje, minha família e amigos se reuniram para orar pelo Líbano… Lemos Ezequiel 34:13 – o mesmo versículo que você acabou de ler. É o Espírito Santo que nos uniu no Egito e no Líbano a orar pela mesma coisa. ”

“Não temos medo, pois nosso futuro está nas mãos de Deus…” ela continua: “Se tudo parecer escuro agora, acreditamos que Ele brilhará sua verdadeira luz no meio das trevas.”

No final de sua ligação, Samar acrescenta sua própria oração pelo Líbano.

“Senhor, peço que você venha e abençoe todo o povo do Líbano”, ela ora. “Abençoe todos os que estão nas ruas ou em suas casas. Eu oro pelas autoridades. Venha, Senhor Jesus, e coloque sua paz em nossos corações, para que possamos amar nossos inimigos como você nos ensinou. Ensine-nos a amar uns aos outros neste momento e a tolerar opiniões diferentes. ”

Por favor, junte-se à Samar para orar pelo futuro do Líbano.

Se você deseja apoiar o trabalho da SAT-7, Tornando o amor de Deus visível no Oriente Médio e no Norte da África através de sua programação ore e doe para a SAT-7.