Ter uma igreja significa ter uma comunidade cristã, significa aprender da Bíblia, ter apoio e encorajamento em tempos de luta. Muitos cristãos na Turquia estão sozinhos em sua fé e estão se voltando para o SAT-7 TURK isoladamente para compartilhar suas lutas.

Constituindo menos de 1% da população, os cristãos na Turquia enfrentam um problema significativo: isolamento.

A chamada dos isolados

“Não há uma igreja que eu possa frequentar aqui e não posso ir a lugar algum porque as pessoas ao meu redor estão muito distantes do cristianismo”, escreve Özlem, um espectador do SAT-7 TURK. Sem igreja ou comunidade cristã, telespectadores como Özlem procuram as equipes de Relações de Audiência em busca de apoio e oração. “Gostaria de pedir que vocês orem por mim e meu marido. Seu canal é uma grande ajuda para mim”.

A dificuldade em encontrar igrejas locais, combinada com a falta de recursos cristãos, torna muito difícil para as pessoas que procuram respostas sobre o cristianismo. Como o único canal cristão disponível via satélite, a programação do SAT-7 TURK é uma fonte vital de informação.

Berk, da Turquia, passou algum tempo na prisão, onde encontrou cristãos. Ele ficou curioso sobre a fé deles e logo depois se tornou seguidor de Jesus. Encontrar cristãos na prisão, no entanto, era mais fácil do que fora da prisão. “Não encontrei uma Bíblia desde que saí e não tenho ninguém para falar sobre essas coisas”, explica ele. “Encontrei seu canal e comecei a assistir. Vocês podem me ajudar a aprender mais sobre Cristo? Vocês podem me apresentar para alguém com quem conversar?”.

Isolado da família

O isolamento é especialmente difícil para indivíduos com famílias: “Tenho fé em Jesus, mas minha esposa não é crente e minha família se opõe a Jesus Cristo”, explica Serkan, um espectador. “Tenho dois filhos e quero que eles saibam sobre Deus”, acrescenta. Da mesma forma, Selen comunica seu desejo por sua família: “Minha família, meus filhos, não são crentes. Quero compartilhar o Evangelho com eles e com aqueles que estão ao meu redor”.

Veli e seu irmão cresceram como cristãos, mas não foram ensinados sobre a fé desde que eram crianças. “Não temos igreja nem irmãos aqui. Nos sentimos tão sozinhos.” Ele escreve. “Como não temos ninguém aqui, estamos tentando satisfazer essa necessidade aprendendo sobre o cristianismo através do seu canal”.

Problemas no trabalho

Como minoria, alguns cristãos como Berkay também enfrentam isolamento e discriminação no trabalho. “As pessoas com quem trabalho são religiosas, mas não cristãs. Quando eles vão para suas orações, eles me pressionam a me juntar a eles. Eles não sabem que sou cristão e não entendem por que não os acompanho.” Com medo de perder o emprego, Berkay tem medo de chamar a atenção.

Doğuş, outro espectador, também enfrentou problemas no trabalho como resultado de sua fé. “Começo a trabalhar em um emprego e três meses depois sou demitida por ser cristã. Eles querem que eu viva da maneira que eles vivem, mas eu nunca deixarei Jesus Cristo”.

Ore pela igreja na Turquia

Ore para que a igreja continue a crescer na Turquia, para que os crentes isolados encontrem comunhão e tenham a oportunidade de aprender mais sobre a Palavra de Deus.
Agradeça a Deus pelas comunidades cristãs existentes e ore por sua proteção nesses tempos de incerteza econômica e política.

Este artigo é parte da Semana de Oração de 2019 do SAT-7 – Dare to Dream (Ouse Sonhar). Por favor, junte-se a nós na oração pelas pessoas do Oriente Médio e do Norte da África.