O SAT-7 PARS lançou um novo programa ao vivo para adolescentes que falam a língua persa (farsi) chamado Hashtag. Parastoo, o apresentador e produtor de Hashtag, queria desenvolver um programa para adolescentes divertido e educativo, compartilhando a verdade bíblica que traz esperança para suas vidas.

“Queremos interagir com nossos espectadores por meio das redes sociais, e o conteúdo que divulgamos é para eles. Não importa se eles são cristãos ou outra religião, todos estão nas redes sociais. Então, é assim que queremos permanecer engajados com eles”, compartilha Parastoo.

Parastoo é um apresentador muito amado do SAT-7 PARS (canal farsi/persa da SAT-7 transmitido diretamente para o Irã e Afeganistão) e que fala sobre a vida de crianças há muitos anos. Ela conta uma história abaixo de um garoto que ouviu falar de Cristo pela primeira vez assistindo a alguns de seus shows mais antigos do SAT-7 PARS quando adolescente, incluindo o programa para meninas A World’s Girl (Uma Garota do Mundo). A Girl’s World atraiu não apenas as meninas, mas também os meninos que assistiram ao programa e queriam fazer parte dele. Alguns dos garotos estavam perguntando: “Podemos ter um mundo de garotas e garotos?” Depois de dois anos de sucesso no ar, o programa terminou sua corrida e os planos para o Hashtag foram estabelecidos nos próximos cinco meses.

Hashtag – um conceito atraente para adolescentes

O nome Hashtag vem da ideia de que hashtags são símbolos (#) usados ​​nas redes sociais para se conectar a diferentes tópicos. Os adolescentes podem associar o programa Hashtag a ser algo divertido para eles assistirem e interagirem enquanto aprendem no processo. Parastoo comenta: “No Irã, os jovens passam por muitas dificuldades e problemas, e as redes sociais são o que eles usam para escapar desses problemas e apenas se divertir.”

A Hashtag oferece vários segmentos diferentes para envolver públicos como Faça você mesmo, Dicas e Truques, lições culturais ao redor do mundo e Heróis da Bíblia. “Tentamos, através do Hashtag, levar uma hora de programa educacional divertido para jovens”, diz Parastoo. Ela enfatiza o quanto é importante dar esperança aos jovens, encontrada na Palavra de Deus. “Eu acho que é importante construir o amor de Deus neles, porque eles podem passar por tantas coisas que é difícil ser gentil ou experimentar o amor. Mas tentamos através deste programa ensiná-los que Deus está conosco.”

Lições e canções baseadas na Bíblia

No primeiro episódio do programa, Parastoo abordou o tópico dos heróis e o que constitui um herói aos olhos de Deus. “No mundo, vemos heróis com olhos diferentes… mas ser heróis aos olhos de Deus é diferente.” Nos episódios posteriores, ela falará sobre alguns personagens da Bíblia, olhando o que os torna um herói.

Cada episódio cobre certos capítulos da Bíblia e os telespectadores podem ler ou ouvir por arquivo de áudio. Como nem todos os telespectadores possuem uma Bíblia, a Parastoo garante várias maneiras de acessar as passagens da Bíblia pelas redes sociais do canal.

A adoração é parte de todos os episódios da Hashtag, abrindo e fechando o programa. A música no final é uma música de oração. “Isso é útil especialmente para espectadores que não sabem orar ou nos pedem para mostrar como orar”, diz Parastoo. “A música ajuda para que eles se lembrem com facilidade.” Ela comenta sobre como eles tinham uma música semelhante nos últimos sete ou oito anos atrás, que funcionou muito bem para as crianças. “Eles se lembraram por um longo tempo”, explica ela, “então desta vez tentamos torná-lo um pouco mais ‘adolescente’ e cantamos todas as semanas em nosso programa”.

Um garoto mudou para sempre assistindo SAT-7

Parastoo compartilha uma mensagem digital que recebeu de um garoto quando o A Girl’s World ainda estava no ar. “Ele costumava assistir nosso programa desde os 15 anos, mas na época não era A Girl’s World; era o Gardener’s Garden (O Jardim do Jardineiro). Ele estava assistindo aquele programa e escreveu que era a primeira vez que aprendia sobre Jesus, e sempre se lembrava e queria ser cristão. Quando ele completou 17 anos, ele tinha uma conta no Facebook e alguém também lhe deu as Boas Novas. Então ele entregou seu coração a Cristo, mas disse que nunca esqueceria que vocês estavas envolvidos em eu conhecer a Cristo e me tornar um cristão.”

Parastoo diz: “Tenho grandes esperanças. Espero que, através do Hashtag, os jovens persas aprendam mais sobre a Bíblia. Espero que eles ouçam, que leiam a Bíblia e que possamos ajudá-los.”

Os jovens são a maior parte da população no Irã, onde estima-se que 60% dos mais de 80 milhões têm menos de 30 anos e mais de 50% têm menos de 25 anos. O canal SAT-7 PARS tem mais de 2 milhões de espectadores assistindo, metade dos quais são crianças e jovens com menos de 25 anos.