BEIRUTE, LÍBANO – dezembro de 2019 – A nação do Líbano continua em alvoroço com os desafios políticos e econômicos que afetam a vida das pessoas. O desejo das pessoas por oportunidades sociais e econômicas básicas levou a uma unidade sem precedentes entre vários grupos religiosos. O SAT-7 ARABIC transmite os eventos que se desenrolam em uma tenda de oração na Praça dos Mártires, orando para que Deus interceda em nome da nação.

A rede de televisão cristã SAT-7 está no topo dos eventos que começaram no final de outubro deste ano. Os protestos nas ruas estão na nona semana. O canal SAT-7 ARABIC anteriormente transmitiu uma série de episódios ao vivo analisando o impacto dos protestos e conversando com líderes da comunidade cristã libanesa.

Após a série ao vivo, um sermão ao vivo da Igreja da Ressurreição em Beirute foi transmitido, instruindo os cristãos sobre suas responsabilidades no meio da agitação. O pastor Hikmat Kashouh disse que a primeira responsabilidade dos cristãos acima de tudo é orar para que a vontade de Deus seja feita no país. Ele também observou: “Os cristãos devem ser exemplos na busca pela justiça e na defesa dos impotentes. Eles devem resistir pacificamente quando os que têm autoridade se comportam de maneira antiética; eles devem rejeitar leis injustas e contestar a corrupção.”

Mais recentemente, o canal SAT-7 ARABIC transmitiu as reuniões das barracas de oração no programa de assuntos atuais Close Up, conversando com vários membros da comunidade sobre por que eles estavam lá e o que esperavam que fosse realizado.

Um “farol de oração”

A tenda de oração foi montada na Praça dos Mártires, em Beirute, Líbano. Um dos organizadores compartilhou com os repórteres da SAT-7 como eles queriam honrar a Deus com “um lugar especial como farol de oração neste país”. Deus chama a igreja para ser uma luz do mundo em Mateus 5:14: “Vocês são a luz do mundo – como uma cidade no topo de uma colina que não pode ser escondida” (NLT). A igreja não apenas ministra ao seu próprio povo, mas vê a necessidade do mundo e vai ao seu encontro. O local onde a tenda está montada foi propositadamente selecionado por ser um local de alta atividade política e muita interação com a comunidade. Uma mesquita está localizada do outro lado da rua da localização da tenda, falando com o alto nível de tolerância e coexistência que ocorre no país do Líbano durante as últimas nove semanas de protestos.

Os organizadores da tenda conversam com os manifestantes, dizendo-lhes que “nenhum poder humano pode salvar o Líbano – é por isso que Jesus é a nossa prioridade”. Eles dizem aos organizadores da barraca: “Há paz neste lugar”.

Um culto de domingo foi realizado na tenda, incluindo adoração e comunhão. Os muçulmanos também estavam presentes e experimentaram os tempos de oração e adoração ao lado dos cristãos. Músicas como “Venha, agora é a hora de adorar” foram cantadas em árabe e inglês.

Uma jovem disse a repórteres: “Vim hoje para orar pelo Líbano, pelos governantes, pelos manifestantes, por todos”. Ela explicou como os protestos acontecem há um mês sem sucesso. Ela continuou: “Confiamos que o Senhor tem um bom plano para o Líbano.”

Pedindo a Deus para interceder

Uma mulher compartilhou que eles não estão reunidos apenas para protestar e fazer ouvir suas vozes, mas estão pedindo que a presença do Senhor esteja com eles. Ela enfatizou como eles querem a vontade do Senhor em seu país. Referindo-se a uma passagem bíblica em 1 Samuel, a mulher disse: “Houve um tempo em que o povo escolheu, mas quando o rei Davi veio, o Senhor escolheu. Ele era um homem segundo o coração de Deus, e agora queremos que Deus escolha os líderes, não o povo.”

Um homem na tenda de oração explicou: “Acreditamos que ninguém pode fazer uma mudança no Líbano, exceto o Senhor através da oração, porque a oração muda a sociedade… queremos ver as promessas de Deus para o Líbano se concretizarem. Nós nos apegamos à palavra de Deus e pedimos a Ele: ‘Esta é a nação que queremos que você assuma.’

Outro homem fez um comentário semelhante: “Esta é a nossa esperança, que cada vez mais compreendamos que devemos orar.” Em sua oração com o resto do grupo, ele disse: “O Senhor dos senhores é o campeão final de todas as batalhas. A palavra final pertence ao Senhor.”

Orações pelo futuro do Líbano

A esperança comum de todos os que se reúnem na tenda de oração é ver uma mudança real em sua amada nação. Eles acreditam que a fé une as pessoas e reconhece que “somente Deus pode trazer mudanças reais”. Um homem declara: “Devemos nos humilhar diante de Deus e pedir que Ele cure nossa terra”.

O programa do canal SAT-7 ARABIC, Keep on Sing (Continue Cantando), apresentou uma oração pelo Líbano. O espectador da SAT-7, Samar, ligou para o canal para dizer: “Não temos medo, pois nosso futuro está nas mãos de Deus… se tudo parecer escuro agora, acreditamos que Ele brilhará sua verdadeira luz no meio das trevas”. Por favor, continue orando pelo povo do Líbano. Ore por uma solução pacífica para o conflito e por um corpo governante sólido que restaure a nação e seu povo.

Vídeo acima: “A igreja não é apenas paredes” – Barraca de Oração na Praça dos Mártires em Beirute durante os protestos no Líbano

Leia nossa cobertura anterior de eventos aqui. Confira também nosso blog da diretora de RH da SAT-7, Olga Messios, que compartilha como foi ver o impacto do conflito no Líbano em primeira mão.

O SAT-7 Líbano produz programação cristã apartidária e não política em árabe, que é transmitida pelo Oriente Médio e Norte da África. A visão do ministério é ver uma Igreja em crescimento no Oriente Médio e Norte da África, confiante na fé e no testemunho cristão, servindo a comunidade e contribuindo para o bem da sociedade e da cultura.

Uma página do Facebook com o nome “Tent Of Praise Lebanon” (Barraca de Oração no Líbano) está sendo gerenciada on-line (não associada ao SAT-7), compartilhando vídeos ao vivo de eventos que acontecem na tenda, incluindo momentos de adoração.