Cem Erçin, pastor da Igreja Protestante Emanuel de Instambul e apresentador do programa Essence of the Gospel (Essência do Evangelho) do canal SAT-7 TÜRK e co-apresentador do Let’s Talk (Vamos Conversar), compartilha suas ideias únicas sobre como o SAT-7 TÜRK continua a apoiar a Igreja turca durante a pandemia. 

“Quando comecei a apresentar o Essência do Evangelho no SAT-7 TÜRK, um dia me perdi em Istambul e pedi instruções a um homem, e embora eu tivesse produzido apenas dois episódios do programa, ele me reconheceu da TV. Acontece que ele vinha de uma vila no meio do nada – mas ele ainda era capaz de ouvir sobre o amor de Deus por causa da televisão! Deus me mostrou a importância e o valor único deste canal através deste acontecimento.” 

Equívocos e preconceitos sobre a fé cristã são comuns na Turquia. Como um canal que ajuda todas as denominações cristãs na Turquia, o SAT-7 TÜRK tem um papel vital a desempenhar. 

“O canal tem dois papéis principais”, explica Cem Erçin, pastor da igreja de Emanuel em Istambul. “O primeiro é apoiar os cristãos de todas as denominações existentes na Turquia em sua caminhada com Cristo. O segundo papel do canal é informar os não-cristãos sobre nossa fé, esperança e confiança em um Deus de amor, não um Deus que é rápido em punir e castigar”. 

“A Igreja na Turquia hoje se assemelha às primeiras igrejas descritas no livro de Atos”, explica o Pastor Cem. “Todo mundo conhece todo mundo porque os cristãos são uma minoria na Turquia – mas estamos crescendo. Durante esta pandemia, o papel da Igreja é muito importante. Somos limitados no que podemos fazer no momento, mas queremos dar às pessoas apoio espiritual e emocional, e uma maneira de fazer isso é através de programas no canal SAT-7 TÜRK”. 

Ao fornecer uma plataforma para igrejas na Turquia, o SAT-7 TÜRK atua como uma ponte entre igrejas e pessoas. Cristãos isolados que vivem em regiões sem igrejas ou comunidades cristãs podem se conectar com cristãos e igrejas através dos programas transmitidos no SAT-7 TÜRK. “Os não-cristãos também acham mais fácil e se sentem mais confortáveis em chegar ao canal do que em abordar uma igreja diretamente”, diz o pastor Cem. “O SAT-7 TÜRK serve como ponto de partida e fundamento na busca de respostas sobre o cristianismo”. 

“Durante essa pandemia, as pessoas estão repensando suas prioridades. Eles não estão mais preocupados com coisas materiais, como casas chiques e carros grandes, mas têm muitas perguntas”, explica o pastor Cem. Além de continuar os programas ao vivo, o SAT-7 TÜRK respondeu a essa necessidade criando um novo programa, Answers of Hope (Respostas de Esperança), no qual os líderes da igreja em toda a Turquia ajudam a responder perguntas relacionadas à fé cristã durante a pandemia. 

O pastor Cem compartilha que muitas pessoas acham que a televisão secular na Turquia se tornou “chata”, porque os canais estão atualmente mostrando principalmente repetições. Ele explica como as pessoas estão procurando opções alternativas para assistir e muitas se voltaram para o SAT-7 TÜRK. “Como resultado, o engajamento dos espectadores do canal aumentou, recebemos mais perguntas, mais discussões e argumentos, mais reações positivas e negativas. Acredito que esse engajamento com o canal continuará a aumentar porque as pessoas têm fome de respostas”. 

Um dos desenvolvimentos mais emocionantes e encorajadores que Cem testemunhou durante esse período é que os telespectadores começaram a fazer perguntas mais desafiadoras. “Costumávamos fazer perguntas comuns, como ‘A Bíblia foi alterada?’, Mas agora os espectadores estão pesquisando a Bíblia, comparando versículos, se envolvendo com os programas e suas perguntas estão se tornando mais difíceis. Este é um grande incentivo para todos nós”. 

Quanto ao papel da Igreja após o término da pandemia e as pessoas retornarem às suas rotinas anteriores, o Pastor Cem diz: “As pessoas temem que, devido ao vírus, a fé das pessoas seja enfraquecida, mas estamos vendo exatamente o oposto. Muitos estão se voltando para Deus, e acredito que continuarão a fazer isso enquanto reavaliam suas vidas. Por enquanto, o Senhor nos trouxe ao sábado em nossos lares, um tempo de descanso. Quando as igrejas finalmente reabrirem, acredito que muitas pessoas virão”.